Weekly TRENDS
Atualizações no mundo de AI e Google Quantum Dragon, por Monica Magalhaes.
WEEKLY TRENDS é a newsletter semanal da Comunidade Disruptivos fundada por Monica Magalhaes que compartilha as tendências em tecnologias emergentes que foram noticia durante a semana.
Acompanhe o calendário e se inscreva aqui nos eventos da COMUNIDADE
Se você ainda não faz parte da maior Comunidade de Futurismo do Brasil clique no link abaixo para participar \o/
Weekly Trends de AI
Quanto vale uma assinatura de AI?
ChatGPT Pro por $200/mês é caro ou barato? Para o B2C, é caro, mas para empresas é um investimento que pode fazer sentido se resultar em maior produtividade e lucro. Ethan Mollick, professor na Wharton School, que estuda Inovação e AI, diz que os sistemas de IA capturam menos valor do que realmente criam. Ele aponta que sistemas mais valiosos e caros estão surgindo, mas o preço deve cair à medida que a competição aumenta.
“Em um mundo de IA onipresente, onde o uso do ChatGPT, em vez de apenas da API, domina, não há valor suficiente capturado por $20 em comparação ao quanto esses sistemas criam. Isso sinaliza que estamos lidando com um tipo diferente de sistema. A concorrência surgirá rapidamente para esse preço de $20. É um sinal de que sistemas de IA mais valiosos e talvez mais caros para operar estão chegando. Mas não sei por quanto tempo essa vantagem será mantida. Então, esta é outra forma de precificar isso. Se dissermos que a AGI está chegando, pagar $500.000 pelo acesso à AGI acaba sendo um ótimo negócio até que o preço caia.”
Como precificar sistemas de inteligência artificial em um cenário onde a IA se torna cada vez mais presente e acessível? Atualmente, o uso do ChatGPT, com sua taxa de $20 por mês, é muito barato considerando o enorme valor que ele pode oferecer, como aumento de produtividade, insights úteis e automação de tarefas. Mas esse preço provavelmente não será sustentável por muito tempo. A concorrência inevitavelmente surgirá, trazendo sistemas mais avançados que também podem ser mais caros, mas capazes de oferecer ainda mais valor. Quanto vale um a AI que substitui um engenheiro que trabalha para fazer cálculos?
Além disso, Mollick menciona o surgimento da AGI (Inteligência Geral Artificial). Se esse tipo de tecnologia se tornar uma realidade, pagar por ela $500.000 pode ser uma opção, já que os benefícios entregues por essa tecnologia seriam muito superiores ao custo. No entanto, como em qualquer mercado tecnológico, a concorrência e o avanço das soluções podem rapidamente reduzir esses preços, tornando o acesso mais barato e acessível ao longo do tempo.
Estamos em um momento de transição, onde os preços e o valor entregue pelos sistemas de IA ainda estão se ajustando. Sistemas acessíveis como o ChatGPT já oferecem muito valor, mas tecnologias futuras mais avançadas podem redefinir como precificamos e utilizamos essas ferramentas.
Veja também:
Ilya Sutskever, foi um dos principais cientistas por trás da OpenAI, e ele falou na conferência NeurIPS sobre o futuro da AI. Destacou o potencial de "sistemas de raciocínio" e "Agente de AI" (sistemas que agem de forma mais independente, como assistentes virtuais avançados). A ideia é que essas tecnologias podem levar a IA a um próximo nível, tornando-a ainda mais útil e poderosa. Se você quer e manter atualizado nos debates técnicos sobre AI esse conteúdo é altamente recomendado:
OpenAI apresentou as versões atualizadas de seus produtos em Vídeo, do ChatGPT, Apple Intelligence, Canvas e Sora. Mas o Google não ficou pra tras e lançou um novo modelo de IA, o Gemini 2.0, o terceiro melhor modelo (atrás do o1 e do o1 mini).
The Quantum Dragon!!! O Google acelerou as notícias essa semana, apresentando seu novo chip chamado "Willow", que tem 105 qubits e alcançou um marco importante: conseguiu manter informações em um qubit lógico (uma versão mais estável e confiável do qubit) por mais tempo do que nunca. Esse avanço é importante porque, no futuro, pode permitir que os qubits sejam confiáveis por tempo suficiente para realizar cálculos quânticos em larga escala. Isso significa que estamos mais próximos de fazer a computação quântica realmente funcionar e mudar áreas como ciência, medicina e tecnologia. É como estar na beira de um grande avanço, que cientistas chamaram de "dragão" adormecido.
Weekly Trends - off tech
Uma nova ideia para governança corporativa:
A Noruega está criando um "Painel do Futuro", composto por 66 cidadãos, para ajudar a decidir como administrar seu fundo soberano de $1,8 trilhão – o maior do mundo. A ideia é que pessoas comuns, escolhidas aleatoriamente, possam dar sua opinião sobre como esse dinheiro deve ser usado, refletindo uma variedade maior de perspectivas. Isso transforma cidadãos em participantes reais do processo, permitindo que eles influenciem como o dinheiro que pertence ao país é investido, e não apenas votem em representantes. É uma maneira de democratizar decisões econômicas importantes. Achei muito interessante e conectado com o espírito do tempo :)
Tóquio está testando semanas de trabalho de 4 dias para apoiar pais e aumentar taxas de natalidade.
Após escassez de vento na Europa, os preços de eletricidade subiram, e hoje um banho de 10 minutos está custando 5 euros!
Cientistas criaram uma bateria revolucionária que pode durar até 5.700 anos, utilizando resíduos nucleares encapsulados em diamantes para gerar energia limpa. Isso significa que poderia ser usada para alimentar dispositivos por muito tempo sem precisar recarregar.
SXSW 2025
Essa Comunidade vai junta para o maior festival de inovação do mundo, o SXSW em Março de 2025 na cidade de Austin, Texas. E a hora de começar a planejar é agora! Clique aqui para saber mais.
Se gostou dessa news, curta, compartilhe e comente aqui no Substack ;)
Create the future you want!
SOBRE A COMUNIDADE
A Comunidade existe pelo propósito de conectar pessoas com o espirito do tempo, oxigenar a mente de empreendedores, autônomos e executivos levando aprendizado de novas tecnologias, inovação e futuro para o seu dia a dia. Foi criada por Monica Magalhaes que é especialista em inovação, tecnologias emergentes e futurismo.