Trend Radar: O Marketing dentro do Gaming
Minecraft: The Movie, não é apenas um filme. Ele evidencia o declínio das Redes Sociais para Gen Alpha.
Essa é a newsletter mensal Trend Radar exclusiva para assinantes, produzida com olhar da Tech Futurist Monica Magalhaes.
Para ter acesso à toda plataforma de conteúdos e à nossa agenda de aulas e imersões presenciais se torne membro da maior Comunidade de Futurismo do Brasil.
Acesse aqui nosso calendário e se inscreva nas nossas Aulas, Sessions e Encontros de imersão.
Quando o Minecraft Extrapola a Tela
Minecraft: The Movie. Você já deve ter visto nas redes que isso não é um filme, é um evento pra Gen Alpha. Pois é, o que deveria ser mais uma adaptação de game nas telonas se transformou em um fenômeno social, as sessões lotadas vibram com a participação da plateia. Em vez de assistir passivamente, adolescentes dão risada, gritam, filmam e criam conteúdo, fazendo do cinema um espaço físico de interação digital. Em meio a pipocas voadoras e gritos sincronizados ao meme “Chicken Jockey”, um novo tipo de espectador nasce.
Essa geração, formada principalmente por Gen Alpha não consome entretenimento como seus pais. A gente senta em frente a TV e simplesmente assiste o filme. Já a Gen Alpha interage. O filme se transformou em um evento participativo e imersivo, assim como já faz nos mundos digitais de Minecraft, Roblox e Fortnite. É o game como linguagem cultural, o cinema como extensão, e a plateia como protagonista.
Durante uma sessão de Minecraft: The Movie nos Estados Unidos, um grupo de adolescentes foi retirado do cinema pela polícia que achou que causaram muito tumulto. Quando na verdade os jovens apenas interagiram gritando e jogando pipoca, mas um comportamento nada tradicional para uma sala de cinema.
O filme na verdade apenas reforça a transformação iminente da relação das marcas com as novas gerações. Total de 45 marcas participaram de collabs, incluindo McDonald's, Oreo e Doritos.
O filme não foi sucesso por nostalgia, mas por identificação. Para a Gen Alpha, Minecraft não é um jogo — é território afetivo. O cinema apenas ampliou esse universo que eles já habitam.
Mas nada é aleatório até aqui e por tras desse comportamento.