

Discover more from 5 MIN NO FUTURO
TREND RADAR: O influenciador especialista
O mercado mudou, a quem isso afeta? Justamente os influenciadores, as marcas que os contratam e aqueles que os seguem. Entenda o impacto em cada grupo.
Trend Radar é um conteúdo semanal exclusivo para assinaturas pagas. Se você não visualiza esse conteúdo considere fazer parte da comunidade fechada e ter acesso à essa e outras análises de tendências.
RADAR DE INOVAÇÃO
✓ TREND: O INFLUENCIADOR ESPECIALISTA
✓ HORIZONTE: H1 (0 A 3 ANOS)
✓ INDÚSTRIAS: TODAS
O CONCEITO
Hoje trago uma TREND que inclusive me afeta diretamente, mas acredito que de forma positiva. A busca por influenciadores especializados.
Vamos trazer mais contexto aqui pra nossa conversa olhando o que está acontecendo na prática:
Desde 2010, com a chegada do Instagram, as plataformas em geral explodiram com influenciadores de estilo de vida. Nos primeiros 5 anos, fomos alimentados por muito conteúdo superficial, seguidos de danças. Até que em 2015 com a chegada do stories vimos nascer os influenciadores educadores. Foi boom de Finanças, treinos, receitas, etc.
Só que, com a quantidade de conteúdo disponível hoje e com usuários buscando maior transparência e confiança, as marcas estão com dificuldade de encontrar uma conexão real com influenciadores que tenham um propósito genuíno.
De olho nesse “gap” do mercado, uma nova onda de criadores de conteúdo está surgindo, formando um grupo de influenciadores com habilidades profissionais sólidas, sabedoria de vida e uma mensagem significativa para compartilhar.
Algumas dessas mensagens são inclusive movimentos que são seguidos. O "unfollow" ou deixar de seguir, por exemplo, é a versão de 2023 da cultura do cancelamento. Os consumidores das Gerações Y e Z não estão mais satisfeitos com conteúdo superficial e sem profundidade nas redes sociais.
Graças à introspecção causada pela pandemia, eles estão mais explícitos sobre sua identidade e valores, e sobre a energia que desejam permitir em suas vidas. Os mais jovens analisam ativamente quem acrescenta valor às suas vidas e quem não enquanto fazem uma limpeza em suas redes sociais.
Em fevereiro de 2023, a tendência de "desinfluenciar" movida por esses especialistas decolou, caracterizada por criadores de conteúdo desencorajando seguidores a comprar produtos (veja o estudo de caso abaixo). Isso atraiu usuários de redes sociais que estavam cada vez mais críticos em relação ao consumismo excessivo e questionando a credibilidade dos influenciadores.
Ainda no início do ano (2023), o TikTok explodiu com conteúdo prevendo um possível fim da era Kardashian, marcando uma mudança significativa no zeitgeist cultural, onde surgiram questionamentos sobre qual é a razão para se conectar com esses tipo de influenciadores? Optar por um rosto bonito e um estilo de vida rico não gera mais valor. É preciso ter algo mais.
Essa mudança levou a uma crescente saída de influenciadores comuns da indústria e está abrindo espaço para um novo tipo de ícone. Os influenciadores especialistas formam uma classe inteiramente nova com conhecimento profissional, sabedoria de vida e uma mensagem significativa para compartilhar.
Eles não são aspiracionais, mas informativos. (acho que me encontro nesta com meu perfil no Insta o @shelovesfuture) Estamos entrando na era da “função” sobre a futilidade e do “significado” sobre o marketing. Thanks god for that!!!
Pra quem acha que o Instagram está desaparecendo, está na verdade enganado. O número de usuários na plataforma está crescendo, com quase 28% dos usuários nos EUA entre 25 e 34 anos.
No entanto, as preferências de conteúdo mudaram. Na década de 2010, os usuários estavam apaixonados por fotos de bebês e animais de estimação, mas esse momento já passou. Em particular, as indústrias da moda e beleza ficaram saturadas com postagens de influenciadores promocionais e performáticos. Isso deixou a Geração Z entediada e exausta. O grupo agora busca conteúdo mais autêntico e imperfeito.
O momento pede influenciadores que têm um histórico profissional comprovado e um conhecimento especializado, que compartilham conteúdo relevante e têm muita autoridade para isso.
Seja falando sobre educação financeira, literacia em relacionamentos, defesa das mudanças climáticas, ciência médica ou iniciativas de caridade, esses especialistas serão cada vez mais procurados pelas marcas.
A tendência de parcerias com influenciadores especializados está se tornando cada vez mais mainstream, com mais marcas se posicionando nesse sentido.
Desde 2022, Boots e Dove pararam de alterar rostos e corpos de influenciadores e modelos em suas campanhas sociais. À medida que as marcas abraçam a autenticidade e a credibilidade, os influenciadores especializados parecem ser o próximo ponto focal para as campanhas de marcas nas redes sociais.
Criei essa matriz abaixo que explica de forma visual como o mundo digital está dividido hoje quanto o tema é influência, onde A é a camada de especialistas, B influenciador tradicional com potencial de comunicação e C grande massa consumidora. A ideia aqui é usar essa matriz pra você treinar seu olhar e começar a classificar quem segue ;)
ENTENDA COMO O MUNDO ONLINE ESTÁ DIVIDIDO
CASE 1 - KAREN BACHINI
O que é o movimento da “desinfluencia”?
Aqui a YouTuber Karen Bachini, especialista há 16 anos em produtos de beleza faz uma crítica ao produto da WePink da influenciadora Virginia Fonseca.
Karen, está no topo da pirâmide no universo digital e pode ser considerada expert em produtos de beleza. Karen também tem alto potencial de comunicação e disseminação de informação o que a posiciona um universo muito pequeno de influenciadores que geram muito resultado.
CASE 2 - LUIS JORDÃO
Luís Jordão, é um influenciador digital especializado em perfumaria, com mais de 3 milhões de visualizações mensais e cerca de 60 vídeos mensais em várias plataformas, incluindo YouTube, Instagram e TikTok.
Com formação em Publicidade e Propaganda e diversos cursos na área de perfumaria, ele construiu uma carreira sólida ao longo de 12 anos no setor de perfumes. O que começou como um trabalho complementar para pagar a faculdade se transformou em uma paixão pela perfumaria masculina.
Com uma coleção de mais de 1.400 frascos, incluindo raridades, Luís Jordão é um especialista no campo. Ele compartilha sua paixão e conhecimento por meio de suas redes sociais, buscando ajudar as pessoas a encontrar o perfume perfeito para elas.
TREND QUESTIONS
Como nem tudo são flores, vamos às dores da mudança, porque a gente também aprende muito com elas…
A contratação de influenciadores super especializados pode trazer vários benefícios para as marcas, como a credibilidade, autenticidade e a capacidade de atingir um público altamente segmentado. No entanto, também existem alguns desafios que as marcas precisam enfrentar ao optar por esse tipo de influenciador.
Custo: Influenciadores especializados muitas vezes têm um preço mais alto em comparação com influenciadores generalistas. Isso ocorre porque eles têm conhecimento profundo em uma área específica e, portanto, podem exigir um pagamento mais substancial por seu expertise.
Tamanho da Audiência: Influenciadores especializados geralmente têm uma audiência menor em comparação com os influenciadores de grande alcance. Isso pode limitar o alcance da campanha e reduzir o número total de seguidores que podem ser alcançados.
Identificação de Influenciadores Adequados: Encontrar influenciadores especializados que estejam alinhados com a marca e com os valores da empresa pode ser um desafio. Leva tempo e esforço, ou seja, aquela garimpada para identificar os influenciadores certos que tenham o público certo e a expertise necessária.
Desenvolvimento de Conteúdo: As marcas também precisam estar preparadas para trabalhar em estreita colaboração com influenciadores especializados no desenvolvimento de conteúdo. Muitas vezes eles não são grandes comunicadores.
Concorrência por Influenciadores: Como a demanda por influenciadores especializados está aumentando, pode haver maior concorrência entre as marcas para garantir a parceria com os influenciadores certos.
Alinhamento de Valores: Uma desconexão aqui pode acontecer e essa galera é dura na queda, qualquer escorregada da marca e ela já ganha um x nas costas do influenciador especialista o que pode tornar complexo encontrar a parceria certa.
Mas esse é o futuro e é importante que as marcas estejam dispostas a investir tempo e recursos na identificação e colaboração com os influenciadores adequados para maximizar os benefícios desse tipo de parceria.
Deixe aqui seu comentário sobre esse movimento, ele ajuda os outros leitores a irem construindo ideias e opiniões.
Sobre a Agência Disrupta
Este conteúdo é de propriedade da Agência Disrupta de Exploração de Futuro e construção de experiências de inovação e exclusivo para assinantes da Comunidade 5’ no futuro, o compartilhamento deste conteúdo não é autorizado.
Para saber mais sobre o PROGRAMA DISRUPTA de treinamento em GOVERNANÇA E CULTURA de Inovação envie email para hello@disrupta.me.