

Descubra mais de Disruptivos
5' NO FUTURO: O Impacto da Energia Nuclear
Enquanto os políticos e órgãos regulatórios ficam no debate se pode ou não pode as big techs avançaram no território nuclear
Hello!!! 👋
Prazer, sou a Monica Magalhaes e esta é minha newsletter gratuita.
Toda semana escrevo um conteúdo novo para profissionais que desejam se tornar protagonistas da inovação e que buscam se conectar com futuro.
Estes foram os últimos conteúdos:
Como se manter conectado com o espírito do tempo?
AI CLASS - A nova classe de trabalhadores
Te convido a fazer a assinatura premium e entrar para essa comunidade de pensadores do futuro ;)
Se a definição de energia limpa é aquela que não produz emissões de CO2, então a energia nuclear é limpa.
Mas a coisa não funciona assim, é um tema polarizado, alguns apoiam e outros não.
A energia nuclear apresenta riscos ambientais, como a possibilidade de acidentes nucleares, e o ser humano talvez ainda não tem maturidade suficiente pra usar.
Para muitos isso é inaceitável.
Energia Nuclear: é limpa ou não é?
Esse é um debate que se arrasta há décadas, demoramos demais para evoluir esse assunto, só que enquanto os políticos e órgãos regulatórios ficam no debate se pode ou não pode as big techs avançaram no território nuclear. Alguém tinha dúvida que isso iria acontecer?
Energia pra datacenter, servidores, computadores quânticos, manter tudo isso funcionando e climatizado precisa de muita, mas muita energia. Mais do que o planeta naturalmente pode nos fornecer.
A inclusão da energia nuclear no contexto do ESG muda nossa perspectiva de sustentabilidade, considerar a energia nuclear como uma parte da solução para reduzir as emissões de CO2 em contrapartida apoiar um futuro de concentração de poder, onde 6 dúzia de empresas tecnológicas com margens de 50% se tornam a única alternativa de sobrevivência de milhares de indústrias com margens de 5%.
No Brasil, a energia nuclear é considerada uma fonte de energia limpa pelo Ministério de Minas e Energia.
Sinais
Nesta semana, a Microsoft Cloud sinalizou que irá iniciar a implementação de seu primeiro reator nuclear, e cara, isso muda muita coisa. A empresa está planejando construir um datacenter movido a energia nuclear no Canadá. Quem dominar essa fonte de energia terá um poder imenso nas mãos. É como estar no meio da selva e quem sabe fazer fogo se diferencia de quem não sabe na hora de sobreviver.
Os datacenters movidos a energia nuclear também enfrentam alguns desafios. Um deles é o custo de construção e operação de uma usina nuclear. Outro é o risco de acidentes nucleares.
A TerraPower, empresa fundada por Bill Gates, concluiu o projeto de um protótipo de seu reator nuclear em 2022. A empresa está trabalhando para construir uma usina nuclear com seu reator em Wyoming, nos Estados Unidos.
Impacto para os profissionais
Claro que diretamente os engenheiros nucleares serão os profissionais mais desejados; devem ter experiência na gestão de projetos, pois serão os grandes responsáveis por essa entrega, desde a construção ao desenho da operação de usinas nucleares. Eles podem trabalhar em uma variedade de funções, incluindo o desenho de reatores, segurança nuclear e gerenciamento de resíduos.
Mas um profissional que trabalha no setor elétrico tradicional também poderá se qualificar e migrar para o setor nuclear. Existem uma variedade de programas de treinamento disponíveis para quem deseja mudar para o setor de energia nuclear.
Esse profissional poderá buscar cursos de engenharia nuclear, por exemplo, que são oferecidos por universidades de engenharia. Além da gestão de projetos, as funções de operação e manutenção também serão necessárias, abrindo espaço para mais profissões.
Outro caminho que pode agregar valor é buscar certificações profissionais na área. Existem uma variedade de certificações disponíveis e elas podem ajudar a validar as habilidades e conhecimentos para potenciais empregadores.
Operadores e profissionais de segurança serão extremamente valiosos neste setor. Eles trabalham em turnos de 24 horas para garantir que as usinas operem com segurança e eficiência.
A segurança das pessoas contra a radiação será uma enorme preocupação. Educadores e treinadores são responsáveis pela formação e treinamento de novos profissionais na área. Eles podem trabalhar em escolas, universidades e organizações governamentais.
A energia nuclear requer uma variedade de softwares para o seu funcionamento, incluindo sistemas de controle, sistemas de simulação e sistemas de gerenciamento de dados.
Conheçe alguém da indústria de energia? Compartilhe esse conteúdo e colabore você também no upskilling de outras pessoas!!!
Todos os gráficos desta news foram retirados do relatório mais completo sobre energia nuclear, segue aqui.
Um beijo e boa semana pra vc!!!
Filme: TIME OUT ou O preço do amanhã
Resenha: O interessante aqui é ideia de colocar tempo no lugar de dinheiro, como seria uma sociedade que paga e recebe com tempo?
“Acusado de assassinato, um homem deve descobrir como derrubar um sistema onde tempo é dinheiro e que permite que os ricos vivam para sempre, enquanto os pobres devem implorar por cada minuto de suas vidas.”
”
Sobre a autora desta newsletter
Monica Magalhaes é especialista em inovação disruptiva, é palestrante e educadora de inovação. Também é fundadora da Agência Disrupta de Exploração de Futuro e construção de experiências de inovação.
5' NO FUTURO: O Impacto da Energia Nuclear
A tentativa de frear as bigtechs irá, no máximo, adiar o inevitável. O poder se concentra no dinheiro. É ele compra tudo, inclusive os políticos que fazem política e manipula as massas movidas a ideologia.
Se no final isso será bom ou ruim, só quem viver, verá.
Parabéns por mais um texto incrível.
Concordo!!!