5 MIN NO FUTURO

Share this post

5' no Futuro - Innovate Anyway!

5min.shelovesfuture.com

Discover more from 5 MIN NO FUTURO

Um lugar pra você oxigenar a mente e se conectar com o espirito do tempo \o/
Over 3,000 subscribers
Continue reading
Sign in

5' no Futuro - Innovate Anyway!

Para construirmos uma cultura de inovação dentro da organização, o primeiro passo é conhecer quais são as forças envolvidas que causam resistência às novas ideias.

Monica Magalhaes
May 31, 2021
6
Share this post

5' no Futuro - Innovate Anyway!

5min.shelovesfuture.com
Share
Reflexões da semana, por Monica Magalhaes.

“It's not about ideas, it's about make ideas happen”, Scott Belsky.

Como está a cultura de inovação na sua empresa? Algumas dicas para você tentar avaliar a maturidade nesse tema:

  1. Existe um comitê para trabalhar o tema inovação?

  2. Os projetos estão distribuídos de forma equilibrada entre longo prazo, médio prazo e curto prazo?

  3. Os projetos estão alinhados com a estratégia da empresa?

  4. Quais temas estão embaixo do guarda-chuva inovação?

  5. A empresa já está conectada com a inovação aberta?

  6. Existe um programa de atualização de aprendizado?

Essas são algumas das etapas a serem construídas quando o assunto é organização de cultura de inovação até chegarmos nos KPI's de inovação. Tem uma estrada. Não fique aí se chicoteando se algumas coisas acontecem mas de forma descoordenada. Esse é o mundo real na grande maioria das empresas. O famoso "toca o barco".

Innovate Anyway é o nome do meu programa de construção de cultura de inovação para empresas. Da construção de mindset até o KPI é uma jornada!

Hoje vou compartilhar com vocês um tema da primeira etapa, a de conscientização, quando precisamos compreender como nosso cérebro funciona a respeito de ideias novas. E para isso vou utilizar uma metáfora, muito bem construída no livro “O Elemento Humano: Superando a Resistência que atrasam novas idéias” de Loran Nordgren e David Schonthal. (link nas indicações no final da página)

A metáfora da bala

Quando uma bala é disparada de uma arma ela pode atingir a velocidade de até 300 m/s. Quebrando a barreira do som e chegando até a distância de aproximadamente 1 km. Nas mãos de um profissional treinado atinge com precisão o seu alvo. Mas o que na opinião de vocês faz com que a bala consiga manter o seu voo e atingir o seu alvo?

A Pólvora

A resposta da grande maioria das pessoas é: a pólvora. Porque quando ativada a pólvora se expande e essa expansão cria uma tremenda pressão dentro do espaço onde a bala está é a única forma dela se dispersar é saindo. Pólvora não é uma resposta errada para essa pergunta, mas é uma parte pequena da resposta correta.

Quando um objeto qualquer tenta voar, seja uma bala ou um avião, ele sofre duas forças opostas, a que o move para a frente (que no caso da bala é a pólvora e no caso do avião são as turbinas), e também tem as forças que seguram ou oferecem resistência no progresso do voo como o vento, o ar e até mesmo a gravidade.

Aerodinâmica

Para a bala a principal resistência é a do ar e quanto mais rápido ele se desloca maior é a resistência que ele encontra. Neste exemplo da bala, para resolver o problema de ir mais longe basta adicionar mais pólvora pois ela é a responsável pelo impulso. Mas o que irá permitir que a bala permaneça voando em direção ao seu alvo não é a pólvora, mas sim sua aerodinâmica. Desenhada para permitir a melhor quebra de barreira que uma bala encontra que é o vento.

E é com essa metáfora da bala que eu começo a minha provocação hoje. O que impede as novas ideias de voarem e alcançarem seus objetivos também? Ideias que criam novas estratégias para o negócio, desenhar um produto novo ou mudar algum comportamento. Quando tiramos a bala do contexto e colocamos a palavra “ideia” quais são as forças que movem adiante e quais são as que resistem?

O combustível

O combustível é aquela força que move a ideia adiante, acima das forças que impedem ou trazem resistência. Adicionar funcionalidades que resolvam problemas, dores no produto ou serviço é um exemplo de força que move uma ideia pra frente, ideias que tenham algum apelo emocional ou que geram engajamento também são bons combustíveis. Tem ainda o incentivo financeiro quanto junto com a ideia vem o orçamento para e o apoio de pessoas importantes.

Já as forças opostas que aplicam resistência às ideias e a mudança não são coisas palpáveis e atrapalham no dia a dia a jornada de inovação de uma empresa. Na metáfora da bala o que oferecia resistência ao avanço era o vento, no caso das ideias o que oferece resistência ao avanço são 4 forças que podemos chamar de fricção ou atrito.

Então, aqui é o primeiro passo para ser um inovador. Para inovar precisamos que as nossas ideias decolem. Não é por falta de ideias que uma inovação não decola, somos bons em ter ideias, só que nossa mente é programada apenas para pensar no combustível, que por muitas vezes mistura os argumentos reais com nossas intenções e motivações pessoais. É por isso que por vezes somos pegos defendendo uma ideia com unhas e dentes, porque em algum momento no meio da discussão nosso cérebro aciona o orgulho e o brio pela ideia e perdemos o foco e o objetivo pelo qual ela foi iniciada.

As 4 forças que impedem a inovação

Quando pensamos em qualquer nova ideia, seja ela um produto novo, uma ferramenta nova ou uma mudança nas nossas tarefas, qualquer iniciativa nova, qualquer ideia possui 4 forças básicas a serem vencidas. Essa é a anatomia de uma ideia!

A primeira delas é a Inércia. A mente humana favorece o familiar. Ideias muito radicais enfrentam muita resistência. Tudo que não faz parte da sua rotina do dia a dia são coisas que ainda não foram testadas, caindo na próxima etapa que é a do esforço.

A segunda fricção que opera contra a inovação é o Esforço. Nosso cérebro vê ideias que não foram testadas como um esforço a ser feito. Qual o custo de implementação de uma ideia nova? E não é custo financeiro, mas o custo de tempo e energia para fazer a mudança esperada para que o objetivo seja alcançado.

A terceira fricção está relacionada às Emoções. Quanto de ansiedade, incerteza, medo ou outras emoções negativas a sua ideia está gerando nas pessoas?

E por fim a quarta e última fricção encontrada pelos inovadores é a Resistência. Nosso cérebro irá resistir a mudança. É uma condição natural humana. Quando o ser humano é pressionado ele ativa essa chave da resistência e o efeito obtido é justamente o contrário do desejado, ao invés de aceitar ele bloqueia e resiste a pressão que está sofrendo naquele momento.

E essas são as 4 forças que operam contra a inovação, compreender a anatomia das ideias nos dá um poder muito grande para avançarmos contra todos os atritos e dificuldades enfrentadas na hora de inovar. 

COMENTE AQUI ESTE ARTIGO

Mensagem especial

A 5’no Futuro vai mudar de casa :)

A convite da revista Época Negócios, minha newsletter semanal irá se transformar em uma coluna semanal para o site a partir do mês de Junho. O que é uma grande oportunidade e responsabilidade, tamanha a dimensão e alcance da revista. Vou continuar utilizando esse canal com vocês num formato diferente, compartilhando o conteúdo publicado para a revista, com mais dicas de conteúdo e de periodicidade mensal a partir do mês de Junho. Wish me luck!

Dica de conteúdo da semana

Loran Nordgren e David Schonthal, são os autores do livro “O Elemento Humano: Superando a Resistência que atrasam novas idéias”, Nordgren e Schonthal se unem para explicar as forças que retardam ou mesmo aceleram a inovação.


5’ no Futuro - last week

Se ainda não conseguiu abrir o último email com o conteúdo da semana passada, falamos sobre: As profissões estão em transição. São muitos os mitos e as inovações, mas a cada dia temos uma visão mais clara da mudança do trabalho.

Uma ótima semana pra você e até o final de Junho ;)

be fearless,

Conecte-se comigo

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/momagalhaes/
Instagram: https://www.instagram.com/shelovesfuture/
6
Share this post

5' no Futuro - Innovate Anyway!

5min.shelovesfuture.com
Share
Previous
Next
Comments
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 @shelovesfuture
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing