Micromobilidade com Scooter Elétrica
Em breve você verá uma multiplicação das Scooters elétricas pela cidade.
Em breve você verá uma multiplicação das Scooters elétricas pela cidade.
Eu acredito muito na micromobilidade como solução logística para uns cidade como São Paulo.
A empresa Karmic lançou essa semana o modelo Oslo para atender a uma demanda interessante. Usuários que gostariam de substituir os carros em viagens curtas, mas que não se identificam como ciclistas, e por isso não gostam das bicicletas ou patinetes.
Nesse conceito a Oslo vem com um design inovador e mais convidativo.
A cidade de Oslo, capital da Noruega, foi utilizada para batizar o modelo, pois foi a primeira cidade a remodelar seu centro para proibir carros. O mesmo conceito está se estendendo para outras cidades da Europa.
Aqui em São Paulo você já deve ter visto esses modelos tipo Harley, mas é preciso entender as regras pra saber se você deve andar na rua ou na calçada.
Até 350W de potencia e limite 25Km deverão utilizar as ciclovias pois se classificam entre as bicicletas. Mas não pode ter acelerador manual, apenas no pedal.
Sendo assim as bikes elétricas de acelerador manual ou com mais de 350W de potencia se classificam entre os ciclomotores e precisam utilizar a rua. Mais especificamente: “Sua circulação deve ser sempre pelo bordo ou acostamento das vias, e na ausência destes, pela pista mais à direita, proibida sua circulação nas vias de trânsito rápido e nas Rodovias que não possuam acostamento, sendo proibida sua circulação nas Ciclovias ou Ciclofaixas.”
Ai começa o dilema da segurança, da licença, dos impostos…
Mas se não começarmos a discussão nunca veremos a evolução. Talvez num primeiro momento ela chegue quadrada, mas melhor que venha e aos poucos a gente se adapta.
Começando pelo design, a coisa está ficando bem interessante não é mesmo?