Líderes disruptivos: Faltou carisma? Isso não é um problema!
O líder disruptivo pode até não ter carisma mas precisa ser inspirador. O líder que não está inspirando, então não está liderando - provavelmente está, na melhor das hipóteses, gerenciando!
Reflexões da semana, por Monica Magalhaes.
"Leadership is the capacity to translate vision into reality” - Warren Bennis
Acompanho de perto os estudos sobre habilidades do futuro. Um dos maiores pesquisadores hoje no mundo é o WEF (World Economic Forum) que todos os anos atualiza as mudanças no futuro do trabalho para os próximos 10 anos. Mas tem um tempo, percebi que as habilidades apresentadas não representam os líderes disruptivos que vejo, então entendi que a perspectiva da WEF é uma média global, não focada em liderança.
Analisando os perfis de líderes disruptivos que obtiveram sucesso criei essa matriz de habilidades baseada no meu conhecimento e experiência como líder e pesquisadora do futuro, que contém: Empatia, colaboração, aprendizado contínuo (lifelong learning), solução de problemas (problem solving), criatividade, liderança, visão de futuro (inspired vision), comunicação, adaptabilidade e construção de times.
Faltou carisma? Isso não é um problema!
Se você sentiu falta de carisma nessa matriz não é por acaso e é disso que vamos falar aqui hoje. Líderes carismáticos com certeza obtêm muito sucesso, mas essa não é necessariamente uma característica obrigatória. Vamos ver alguns exemplos.
Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, herdou da mãe o amor às pessoas e o poder da empatia. Luiza Trajano, porém, é uma das personalidades mais carismáticas do Brasil. Fred, embarcou na empresa no ano 2000 com a responsabilidade de colocar o ecommerce para funcionar na empresa. Em pouco tempo se mostrou um líder visionário e inspirador, fez os planos de longo prazo necessários para a companhia e soube realizar a inovação, fazer acontecer! Sabiamente escolheu e direcionou projetos corretos, utilizando de forma equilibrada as novas tecnologias sem perder o foco em pessoas. Soube inspirar e materializar sua visão de futuro. O resultado que vemos hoje é uma das empresas de maior sucesso no país.
Satya Nadella, CEO da Microsoft também foi um líder sem carisma que transformou a empresa mudando o mindset cultural do passado de isolamento. Lutou fortemente contra a política interna e convenceu a todos, inclusive aos próprios fundadores, com sua forte opinião e visão de futuro de um mundo tecnológico mais aberto e colaborativo. Transformou a Microsoft em uma empresa com uma cultura completamente diferente da qual foi concebida. Uma disrupção em si mesma.
Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, também foi uma líder de pouco carisma mas com muita visão de futuro. Foi estratégica, investiu primeiro em pesquisas e depois combinou os resultados com sua visão de futuro e partiu para inspirar e lutar pelo que acreditava ser o melhor para a companhia. Reestruturou e diversificou a PepsiCo, navegou a transição da empresa de refrigerantes e junk food para produtos mais saudáveis.
Esses são apenas alguns exemplos para contar para vocês que líderes precisam, acima de tudo, serem inspiradores! E inspirar é ter visão de futuro. Olhar o horizonte, ver a onda vindo e conseguir traduzir em palavras para todos qual é a transformação que está chegando.
O líder que não está inspirando, então não está liderando - provavelmente está, na melhor das hipóteses, gerenciando. Comum e facilmente reconhecível dentro da empresa. Líderes eficazes precisam de muitas qualidades, entre elas visão, determinação e empatia. O pensamento estratégico, autenticidade e habilidades de construir times também são necessários.
Vejam, não estou dizendo que carisma não seja algo valioso, vejam o exemplo da potência de um líder carismático como Barack Obama, mas estou mostrando apenas que não é essencial.
Como ser um líder inspirador?
Saber se comunicar é essencial. Mas tem que ter conteúdo. Então para explicar de forma bem fácil: escolha palavras simples, seja claro, evite metáforas e conceitos que exijam muita racionalidade. Acima de tudo seja autêntico e use palavras que se relacionem a sentimentos e emoções para explicar sua visão de futuro.
Como líder de times de tecnologia por mais de 20 anos aprendi que quanto mais despertava a curiosidade dos outros através das minhas visões de futuro mais me transformava em uma líder inspiradora. Sempre compartilhando as minhas crenças e convicções sobre o futuro fui conquistando mais espaço e confiança do time. Toda mente precisa ser mantida curiosa e engajada para continuar aprendendo. Um bom líder desperta a imaginação e criatividade na sua equipe.
Não coloque rótulos e limites em você
É possível aprender a habilidade de ser visionário e inspirador. Quando estamos conectados com o futuro aprendendo sobre as transformações do mundo e sobre as tendências comportamentais e tecnológicas sentimos essa necessidade natural de compartilhar nossa visão com outras pessoas. A falta de tempo, a correria do dia a dia nos consome, estamos sempre preocupados com os problemas do dia e da semana, com a reunião de fechamento do mês ou planejando o próximo quarter, não abrimos espaço para pensar o futuro num horizonte maior de tempo. Quantos planejam os próximos 3, 5 ou 10 anos?
Espero ter te inspirado a se inspirar também!
Dica de conteúdo da semana
A dica da semana de conteúdo é esse podcast incrível sobre histórias de fracasso com startups. Acredite, aprendemos mais com os fracassos do que com casos de sucesso. A cada episódio uma nova lição ;)
5’ no Futuro - last week
Se ainda não conseguiu abrir o último email com o conteúdo da semana passada, falamos sobre: Bilhões de novas conexões surgem diariamente e passamos a ter um capital social digital. Mas qual a importância disso? veja em 6# - Nem todo homem é uma Ilha
Para palestras, talks e workshops de inovação e futurismo, mande email para hello@shelovesfuture.com.
Uma boa semana pra você e até a próxima 2-feira.
be fearless,
Que post necessário e inspirador! Na verdade, você sempre foi uma inspiração pra mim! Obrigada pelo conteúdo rico!
Mônica, esse é o meu 5' favorito. E se conecta super com os temas anteriores que são mais futuristas e podem ajudar nessa jornada de construção. Abraços!