2023 - Last Dance
Se você também morre de preguiça das listas de Natal, estamos juntos! E ainda nessa edição, a última newsletter do ano, o fim de um ciclo e o início de outro.
Hello!!! 👋
Eu sou a Monica Magalhaes, exploradora de futuro e chefe de conteúdo do instagram @shelovesfuture.
Nesta última edição do ano compartilho meus aprendizados e te convido a fazer parte da Comunidade Disruptivos que terá seu início em 2024 🚀
Eu adoro o fim de ano, e nem é por conta do Natal.
Admiro quem se empenha nas infinitas listas de presentes, comidas, encontros de fim de ano, metas de ano novo, etc. Mas confesso que isso tudo me estressa mais do que me dá prazer, uma vez que naturalmente já tenho dúzias de listas fixas que me acompanham ao longo do ano todo; ou seja, não preciso adicionar mais algumas flutuantes.
Meu maior objetivo no final do ano é descansar. Aproveito que a atenção da vasta maioria está nas listas, nas férias, nas festas e nas viagens, e posso me concentrar no que mais me dá prazer.
Claro que todo mundo está cansado. Eu estou cansada, você está cansada, o Nizan está cansado, rs!
E olha, também sou fã da ideia de me jogar no ócio nessa época, não fazer nada que exija esforço dos meus neurônios, mas a vida real para quem não é bilionário me permite fazer isso por 3 a 4 dias no máximo, o tempo de um carnaval. Se desconectar do compasso tem um preço, e quem não está nadando no dinheiro não se pode dar esse luxo.
Nesse ciclo de tempo que se encerra esta semana, é bom olhar e repensar o que deu certo e o que não deu. Abrir espaços para coisas boas e novas e saber fechar aqueles que não estão agregando nada. A gente não tem muitas oportunidades de fazer isso ao longo do ano, então bora aproveitar.
Por aqui, termino o ano mais leve, e não é porque trabalhei menos, mas por ter feito escolhas melhores. No trabalho, nas relações e nas pequenas coisas do dia a dia. Uma delas foi profissionalizar a atividade de palestrar, algo que aconteceu de forma aleatória lá em 2022, sem nenhum planejamento, e uma atividade totalmente paralela do meu trabalho de exploração de futuro. Fui quebrando preconceitos e compreendi que entre Tony Robbins e Mario Sergio Cortela tem um oceano de possibilidades e que mulher no palco falando de tecnologias emergentes também tem o seu lugar.
Mas eu queria mesmo ser disruptiva em outro espaço, e uma das metas de 2023 era me aproximar mais de um pequeno grupo de pessoas que se conectam com os mesmos interesses que eu. Sem entender bem como navegar de influenciadora B2B para B2C fui tateando os canais e testando novos formatos. Em agosto, tive um momento Elon Musk e mudei o nome dessa newsletter, que antes era “5min no Futuro” e agora se chama “Disruptivos”.
Por que? Explico.
O número de assinantes cresceu e o engajamento também, aos poucos percebi que o que eu queria não era fazer um business com conteúdo, não tenho aspiração de ter um título "founder of newsletter", mas que gosto mesmo é de interagir com as pessoas e o conteúdo é o principal canal que movimenta isso. E ele pode estar em qualquer lugar e não em um único e específico.
Então percebi que já tenho uma pequena comunidade fora das redes sociais e que a newsletter era apenas uma das inúmeras formas de me conectar com as pessoas.
Com isso, a Disruptivos deixa de ser apenas uma newsletter e passa a ser uma Comunidade em 2024. Um lugar para estarmos próximos e nos conectarmos em diversos formatos. Onde irei concentrar a melhor curadoria de conteúdo para quem busca se manter conectado com o espírito do tempo, oxigenar a mente e, principalmente, aprender e trocar com pessoas diferentes.
Então convido você a começar 2024 comigo, vem fazer parte e estar próximo de um grupo vibrante que fala de futuro e debate sobre inovação, assinatura no botão abaixo:
Desejo que seu ano novo seja maravilhoso e cheio de esperança, que o ócio faça parte da sua rotina, mas não te domine.
E que em 2024 você busque o desequilíbrio, abrindo mais espaço para a leveza e diversão ;)
happy new year.
Sobre a autora desta newsletter
Monica Magalhaes é especialista em inovação disruptiva, é palestrante e educadora de inovação. Também é fundadora da Agência Disrupta de Exploração de Futuro e Construção de Cenários.