Bem vindo 2024, be fearless and get the future!
Quem consegue controlar seus medos atinge um potencial gigantesco de sucesso, seja lá o que sucesso representar para você
Hello!!! 👋
Eu sou a Monica Magalhaes, exploradora de futuro e chefe de conteúdo do instagram @shelovesfuture.
Primeira edição aberta do ano e a reflexão é sobre medo. Uma emoção que pode te bloquear em 2024.
E a novidade é a Comunidade Disruptivos, se você curte inovação e futurismo precisa se conectar com a gente!
Be fearless! 💪🏼
Foi assim que eu assinei o final de todos os meus artigos em 2023.
E te falo, é preciso mesmo coragem para receber os próximos 365 dias em 2024. A gente sempre espera o melhor, mas tem que estar preparado porque a vida traz seus percalços.
E mesmo para as pessoas mais corajosas, controlar o medo é complexo. Por mais que você leia histórias inspiradoras, faça terapia, converse com mentores, mentes sábias, experientes e brilhantes, dominá-lo é uma experiência individual e que só vem com a vida.
Qualquer coisa que eu escreva aqui não vai fazer desaparecer seus medos, posso no máximo te inspirar a seguir em frente.
O outro lado dessa moeda é quem consegue controlar seus medos atinge um potencial gigantesco de sucesso, seja lá o que sucesso representar para você. Em algum momento nos últimos 5 anos, aprendi a domar meu medo.
Ele se manifestava em dores de estômago, falta de apetite, tremores internos e picos de estresse intensos. Nem falo de situações muito importantes ou transformadoras; os sintomas apareciam em momentos que hoje até considero ordinários como reuniões, exames de saúde ou uma conversa mais delicada. Se procuro algum fato, dia e horário em que essa injeção de coragem me foi dada, não me recordo.
Maturidade 👵🏼
É difícil de idade falar hoje, eu não navego bem os contornos do ativismo do etarismo, sempre sou alertada (ainda bem que gentilmente) de gafes que cometo falando ou escrevendo, mas continuo acreditando no fato de que é preciso envelhecer para dominar o medo e para isso não existe preparo.
Trocar de emprego dá medo, ter filho dá medo, empreender dá medo, a doença dá medo, começar novos ciclos dá medo.
Mike Tyson contou que no início da sua carreira ele chorava escondido antes de cada luta. Mas ele ia para a luta mesmo assim.
O problema é quando o medo te paralisa, te impede de realizar sonhos, tomar decisões que são importantes para seguir em frente e prosperar; esse precisamos identificar e eliminar o mais rápido possível para que ele não te acompanhe mais em 2024.
Validação 🫶🏼
Esta semana, durante uma troca de mensagens com uma pessoa no Instagram, ela me enviou a seguinte:
“Olá, Monica. Segui seu conselho e pedi demissão”.
Eu não lembrava da nossa troca de mensagens anterior, mas tinha certeza de que jamais daria tal conselho a uma pessoa que nem conheço. Nossas mensagens haviam sido superficiais, um comentário em uma imagem e uma resposta como "está em suas mãos".
Fiquei refletindo sobre por que associar a mim a decisão tomada. Penso que às vezes precisamos de alguém que valide nossas decisões, principalmente quem está tomado pelo medo.
Esse é quase um conselho contrário ao que todos os psicólogos dizem. Que a gente não tem que buscar a validação dos outros. Entendo. É como dar muito poder em mãos erradas.
Mas encontrar pessoas certas pra te validar pode ser muito útil. Quem não teve validação a vida inteira é muito difícil conseguir construir isso sozinho. Amigos e parceiros de vida são essenciais para impulsionar a gente pra frente com coragem e bravura.
Tenho amigas próximas que são fundamentais, mulher naturalmente precisa de muita validação pra enfrentar um mundo onde fisicamente já somos mais fracas e tão suscetíveis a Síndrome da Impostora. Valide e aceite que precisa ser validada. Mas encontre as pessoas certas pra isso.
Em 2024 💥
Alcançar o fearless algo é muito poderoso.
Uma mudança gigantesca na força psicológica e emocional que irá impulsionar conquistas. Confesso que eu era mais doce e mais gentil quando sentia medo. Assuma que irá incomodar as pessoas, porque o fearless vem com uma mudança de mindset não convencional e como o padrão é o medo, quem o controla é visto como excêntrico.
Eu me inspiro em diversas pessoas, em especial me apaixono por histórias de quem consegue abandonar rotinas miseráveis, lugares onde estão infelizes e buscam a mudança. E nem estou falando sobre quem obtém grandes resultados. Claro que a história fica linda com um final feliz, mas não é isso que me inspira; eu admiro a força de enfrentar o medo do desconhecido. Sobreviventes de câncer são os maiores fearless people que conheço.
A desconstrução dos estigmas ligados à expressão do medo é crucial, pois frequentemente a vulnerabilidade é erroneamente interpretada como fraqueza. Essa percepção social cria um ambiente onde os indivíduos não compartilham suas angústias, temendo julgamentos e estigmatizações. Essa pressão para ocultar o medo tem tantos efeitos negativos, de problemas de saúde mental, isolamento emocional a resistência em buscar apoio.
O estigma também perpetua a ideia de que a força está associada à ausência de medo, desconsiderando a resiliência necessária para enfrentar e superar adversidades.
Ao desmistificar isso, promovemos uma cultura que valorize a autenticidade, a personalidade de cada um, encorajando a busca de ajuda e a construção de uma mentalidade mais compassiva e compreensiva em relação ao medo.
Te desejo mais vulnerabilidade e coragem para fazer as mudanças que precisam ser feitas em 2024.
Be fearless.
Bora ficarmos mais conectados em 2024?
A novidade é a Comunidade DISRUPTIVOS, se você curte inovação e futurismo precisa se conectar com a gente. Vem!!!
Sobre a autora desta newsletter
Monica Magalhaes é especialista em inovação disruptiva, é palestrante e educadora de inovação. Também é fundadora da Agência Disrupta de Exploração de Futuro e Construção de Cenários.