Líderes Disruptivos
O mundo precisa de mais líderes disruptivos, pessoas com uma combinação única de habilidades, mentalidade forte e paixão por criar mudanças positivas e transformadoras.
5' no futuro é uma newsletter semanal aberta à todos os assinantes. Ela abrange insights, tecnologias e tendências que me inspiram ao longo da semana. Considere participar da comunidade fechada, assinaturas pagas tem acesso a análises de tendências semanais ;)
Minha inspiração hoje vem do meio do deserto de sal da Bolívia. Estou no meio de uma viagem de exploração, está -7 graus lá fora e sol ainda nem nasceu.
As paisagens são de tirar o fôlego, a natureza é tão grandiosa, abundante e farta. O mundo está repleto de lugares assim fantásticos mas sem tradição de liderança, o que os torna pobres e subdesenvolvidos. E pensar que lugares assim precisam de pessoas com uma combinação única de habilidades e comportamentos para se transformarem nações grandiosas.
CHECK-IN
✓ DISRUPTIVOS: Pessoa que desafia o status quo e promove a inovação;
✓ CARISMA: Conjunto de qualidades pessoais magnéticas que permitem a alguém atrair, inspirar e conquistar a devoção de outras pessoas;
✓ INSPIRADORES: Influenciam o desempenho individual dos funcionários e contribuem para o sucesso global da organização;
✓ OBCECADOS PELO CLIENTE: Eu chamo de empatia genuína, a capacidade de se colocar no lugar dos clientes.
O que empatia, colaboração, aprendizado contínuo (lifelong learning), solução de problemas (problem solving), criatividade, comunicação e adaptabilidade tem em comum? Elas são consideradas competências do futuro e são as mais desejadas em profissionais de qualquer área. (Além de que a gente não aguenta mais ler conteúdo sobre elas…)
Só que essas habilidades não representam os líderes disruptivos que vejo, então entendo que essa perspectiva (muito trabalhada pela WEF) é uma média global, para todas as profissões em geral e não focada em liderança disruptiva.
DISRUPTIVOS
Quero falar sobre duas características comportamentais em líderes disruptivos. Essa pessoa que desafia o status quo, promove a inovação e cria mudanças significativas em seu campo ou indústria.
Esses líderes são conhecidos por pensar fora da caixa, questionar as normas tradicionais e inspirar transformações radicais. Mas o que temos visto são líderes criando uma legião de seguidores que extrapolam bandeiras de marcas e corporações com sua influência e carisma.
CARISMA
O carisma desempenha um papel fundamental no sucesso de grandes líderes, seja na política, nos negócios, na religião ou em qualquer outra área que envolva a influência e orientação de outras pessoas.
O carisma pode ser definido como um conjunto de qualidades pessoais magnéticas que permitem a alguém atrair, inspirar e conquistar a devoção de outras pessoas.
Líderes carismáticos geralmente possuem excelentes habilidades interpessoais. Eles conseguem construir relacionamentos sólidos e autênticos com os membros da equipe e isso reflete na prática em maior confiança, colaboração e cooperação.
A gente percebe o carisma nas pessoas através de dois comportamentos que a destacam mais: a autenticidade e energia positiva. As pessoas são naturalmente atraídas por indivíduos que parecem genuinamente interessados nelas, que irradiam energia positiva e que demonstram empatia.
Líderes carismáticos têm também uma habilidade notável para se comunicar de maneira envolvente e cativante. Eles são capazes de contar histórias de forma convincente, transmitir a visão de maneira clara e persuadir os outros a aceitarem suas ideias.
Faça um exercício mental agora e lembre-se da época da pandemia. Em tempos difíceis também percebemos pessoas que se destacam, principalmente aquelas que serviram como fonte de esperança e estabilidade pra outras pessoas. Seu otimismo e capacidade de lidar com desafios de forma calma e confiante os tornam figuras admiráveis, proporcionando um senso de direção durante adversidades.
Mas o carisma por si só não garante um bom líder. Eles também precisam demonstrar ética, integridade e habilidades de gestão eficazes para garantir resultados positivos e sustentáveis, e é aí que entram as habilidades globais citadas no inicio.
Outro ponto importante é esse líder conseguir calibrar bem esse carisma. O excesso de confiança carismática podem levar a falta de críticas construtivas ou decisões impulsivas.
INSPIRADOR
A segunda habilidade desses líderes disruptivos é a de conseguir influenciar e isso acontece muito pelo ato de inspirar. Você percebe que um líder é inspirador pela sua capacidade de criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Líderes inspiradores influenciam o desempenho individual dos funcionários e contribuem para o sucesso global da organização.
Têm a habilidade de inspirar e motivar as pessoas a alcançar objetivos compartilhados. Seu entusiasmo e convicção são contagiantes, impulsionando os seguidores a se esforçarem mais e a acreditar na visão proposta pelo líder.
São frequentemente associados a visões grandiosas e inspiradoras para o futuro. Essas visões ajudam a mobilizar as pessoas em direção a metas ambiciosas, estimulando a criatividade e o esforço coletivo.
Quando se pensa em cultura organizacional ela é moldada em grande parte pelo comportamento e pelas atitudes dos líderes visionários e inspiradores, porque são eles que promovem valores como trabalho em equipe, respeito, inovação e excelência, definindo um tom positivo que se espalha por toda a empresa.
Mas a principal comportamento que impulsiona esses líderes é que eles têm uma visão clara e inspiradora do futuro. Conseguem antecipar tendências emergentes e identificar oportunidades que outros podem não perceber, o que lhes permite orientar a organização em direções inovadoras.
OBCECADOS PELO CLIENTE
Esses líderes disruptivos são obcecados pelo cliente, colocam as necessidades, desejos e experiências dos clientes no centro de tudo o que fazem. Se esforçam para entender profundamente todas as fricções de suas jornadas, antecipam suas necessidades e oferecem soluções que superam as expectativas.
Têm o que eu chamo de empatia genuína, a capacidade de se colocar no lugar dos clientes, procurando entender as emoções, motivações e desafios para oferecer soluções relevantes.
Essas pessoas prestam atenção aos detalhes e buscam entender os pontos de dor dos clientes, e para isso precisam ser ouvintes atentos e ativos. Eles valorizam o feedback e estão dispostos a ajustar suas abordagens com base nas opiniões recebidas.A paixão por oferecer valor aos clientes é uma característica marcante. Elas se sentem realizadas ao verem os clientes satisfeitos e felizes.
Em um mercado competitivo, ter pessoas obcecadas pelo cliente é necessário porque são elas que irão trazer a inovação para a organização e manter a empresa e a marca relevante no mercado.
Um líder disruptivo é alguém que possui uma combinação única dessas habilidades, mentalidade forte e paixão por criar mudanças positivas e transformadoras. Eles vão além da capacidade de conduzir suas organizações a novos patamares, eles moldam o futuro de suas indústrias.
Boa semana, be fearless!!!
LIVRO: Império da dor, Patrick Radden Keefe
Resenha: O debate sobre drogas lícitas e ilícitas tem crescido muito e os canais de streaming tem influencia nisso. Séries como DopsSick e Império da Dor levam a grande massa o conhecimento do poder e influencia dos grandes laboratórios.
Tanto o livro quanto o filme retratam o grandioso e devastador momento de uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos, cuja reputação e fortuna erguidas com o Valium foram destruídas pelo OxyContin.
Sobre a autora desta newsletter
Monica Magalhaes é especialista em inovação disruptiva, é palestrante e educadora de inovação. Também é fundadora da Agência Disrupta de Exploração de Futuro e construção de experiências de inovação.