Como se proteger de pessoas com mindset fixo
Não é sobre estar rodeado de gente legal, bacana e esforçada, mas se conectar com gente que está à frente do seu tempo.
Hello!!! 👋
Eu sou a Monica Magalhaes e esta é minha newsletter.
Toda semana escrevo alguma provocação para todos que buscam se conectar com futuro.
Estes foram os últimos conteúdos:
Como se manter conectado com o espírito do tempo?
AI CLASS - A nova classe de trabalhadores
Te convido a fazer a assinatura premium e entrar para essa comunidade de pensadores do futuro ;)
O que te cerca? Quem você escolhe estar perto ou coloca ao seu redor?
Na vida pessoal é possível escolher os amigos, mas no trabalho não temos a opção. O que vejo frequentemente é que muitos se deparam com colegas e mesmo líderes cujas mentalidades podem estar enraizadas no passado, pessoas que estão imersas em atividades burocráticas com muita conversa superficial.
A gente fala tanto de inovação mas faz tão pouco 📣
Neste cenário, como podemos nos manter atualizados e evoluir quando estamos imersos em um ambiente que resiste à mudança? Não tem nada pior do que estar numa sala cheia de paletós do Vale do Silício. Aí fica naquele movimento conhecido, entra na reunião coloca o paletó, sai da reunião e o paletó fica na sala. A empresa está cheia de Sponsor da inovação, mas com pouca prática.
Nossas relações e o ambiente que nos cercam exercem um poderoso impacto em nossa forma de pensar e evoluir. Amigos que compartilham nossos interesses e paixões nos inspiram a aprender e crescer, enquanto conexões familiares moldam nossos valores fundamentais. Todas essas relações são como espelhos, refletindo de volta para nós nossos pontos cegos, preconceitos e desafios, incentivando a autorreflexão e o crescimento pessoal.
O Dilema 🥱
Sem esse poder de escolha a gente ignora o impacto desse coletivo na nossa forma de pensar, agir e principalmente se atualizar. Não tem nada mais comum no mundo corporativo do que o profissional se desconectar do espírito do tempo.
Eu já caí nessa cilada no passado e te falo, a gente nem percebe e quando vê se foram 1, 2, 5, 10 anos ou mais e alguma coisa ficou pra trás. E posso te garantir que você será tomado de um sentimento de arrependimento, principalmente por ter negligenciado o network e o aprendizado ao longo desse tempo.
O dilema da evolução dentro do corporativo surge quando a cultura de uma empresa é dominada por pessoas cujas mentalidades não acompanham os avanços do mundo moderno. Nesse cenário, a pessoa sente uma pressão para se adaptar e evoluir muito maior. Como podemos nos manter atualizados e avançar em nossa carreira quando nossas interações diárias nos expõem a mentalidades ultrapassadas?
Líderes inseguros também não contratam pessoas que sejam pensadores independentes e possam desafiá-los. É preciso estar confortável consigo mesmo para que você possa estar vulnerável e aberto ao novo e ao desconhecido sem se sentir inferior. É difícil correr esse risco pessoal, mas vale a pena.
A parte ruim é parar de aprender e crescer. O problema é que nem todo mundo se incomoda com isso. Alguns veem essa situação de ser o mais inteligente da sala até como uma oportunidade para se gabarem de estar à frente dos outros, só que essa mentalidade não ajuda muito. Acreditar nisso é um jogo perigoso, você pode descartar rapidamente as ideias de outras pessoas e seguir sua própria agenda com base na falsa sensação de confiança que muitas vezes acompanha uma pontuação de QI alta. Evite que o ego prejudique a eficácia, todos sabem algo que você não sabe ou tiveram experiências que você não teve. É preciso mais do que inteligência para ter sucesso como líder.
O lado positivo de estar cercado de mentes brilhantes vai além de ganhar aprendizado e se manter atualizado, provavelmente isso também vai te motivar e te impulsionar a se conectar com essas pessoas. Não ser a pessoa mais inteligente da sala te torna um melhor networker.
Como avançar 💨
Um começo é perceber a situação em que você se encontra. Perceber quem são as pessoas que têm muito a te ensinar e o quanto é real a troca entre vocês.
Hoje percebo que investir em aprendizagem continuada, mentorias e networking são um caminho para blindar o desenvolvimento de quem está imerso num ambiente conservador.
Conectar com as pessoas corretas nos encurtam caminhos para alcançar nosso melhor potencial, enquanto as erradas nos limitam.
É necessário de tempos em tempos parar e perceber quem devemos valorizar em nossas relações, quem te ajuda a crescer, e também estar atento às que podem estar impedindo seu desenvolvimento. Não é sobre estar rodeado de gente legal, bacana e esforçada, mas se conectar com gente que está à frente do seu tempo.
Boa semana pra vc!!!
PS: Seguimos crescendo no programa de MENTORIA DE FUTURISMO E INOVAÇÃO. E estou muito orgulhosa e satisfeita com o grupo de pensadores do futuro que estamos formando. Para fazer parte clique no botão abaixo e me envie seu formulário de aplicação.
Sobre a autora desta newsletter
Monica Magalhaes é especialista em inovação disruptiva, é palestrante e educadora de inovação. Também é fundadora da Agência Disrupta de Exploração de Futuro e construção de experiências de inovação.