5 motivos para ensinar seu filho a programar
Este ano eu comecei a ensinar linguagem de programação para minha filha de 8 anos.
Este ano eu comecei a ensinar linguagem de programação para minha filha de 8 anos.
Primeiro li sobre as várias teorias de ensino, as que são a favor e as que fazem ponderações quanto a idade correta. Pesquisei apps, plataformas, instalei e começamos a jogar.
Em um mês ela já entendeu os conceitos principais da estrutura da linguagem e tivemos que avançar para conteúdos mais específicos. Entendi que não podia desperdiçar essa oportunidade. Crianças são esponjas que absorvem conhecimento.
Enquanto juntas brincávamos no laptop percebi algumas reações importantes no comportamento dela. O sorriso a cada conquista, aquele olhar na busca da aprovação e reconhecimento entre outros. E então decidi escrever esse artigo para compartilhar com vocês não somente as tecnologias, mas também os motivos pelos quais acredito que devemos ensinar programação para nossos filhos.
A geração Z que já nasceu digital pode até manusear com maior facilidade e rapidez a tecnologia. Mas existe um lado escuro que poucos comentam. A dificuldade que eles terão ao tentar entender o que de fato é a internet (fisicamente falando), quais são suas limitações e abrangências, como surgem os apps e programas, onde ficam os dados e quem são os donos dessas coisas?
Questões que antes só precisavam ser sabidas por programadores e técnicos agora precisam ser conhecidas por todos nós que vivemos neste século.
Mesmo que minha filha escolha no futuro uma área artística para se desenvolver, ela irá certamente aprender, compartilhar e trabalhar com meios tecnológicos. Pois não existe mais a separação da tecnologia em áreas específicas, ela permeia todo o nosso dia, do momento em que acordamos até enquanto estamos dormindo.
É por isso que a programação precisa ser aprendida por todos. Independente da área que seu filho ou você queira atuar agora ou no futuro. Pois ela é exatamente isso: mais uma língua que devemos aprender para nos comunicar de forma mais inteligente, produtiva e assertiva com o mundo. Resumindo: Programar será tão importante quanto aprender inglês.
Dominar a programação é pode ser entendido como um skill de pensamento computacional. Mas na prática é a linguagem do futuro.
Eu poderia enumerar tantos outros benefícios acadêmicos e educativos como o raciocínio lógico, criatividade, organização de idéias e pensamentos. Enfim, uma série de benefícios que desenvolvem tanto os racionais quanto às pessoas mais emocionais pois exercita o funcionamento do lado esquerdo do cérebro. Mas eu quis ficar com 5 principais ganhos que de fato vão ajudá-la e também ajudar o mundo.
1 — Confiança
Quando estamos aprendendo a programar começamos com passos simples na construção do raciocínio lógico e aos poucos vamos incorporando a dificuldade. A cada conquista de aprendizado é uma festa de endorfinas no cérebro, celebrando a pequena vitória. Cada passo gera mais confiança, pois é possível visualizar na prática o crescimento do aprendizado.
2 — Desafio
Crianças e adultos precisam de desafio constantemente para crescer.As crianças não se sentem desafiadas em tarefas repetidas. Em poucos minutos precisamos trocar o brinquedo ou aumentar o desafio para que ela tenha sua atenção preenchida. Prender a atenção de uma criança por 20min em uma única atividade (que não seja celular ou a TV) é um grande desafio.
3 — A língua do futuro
Fazendo um analogia com os hieróglifos nas paredes das cavernas, que naquela época também eram uma linguagem, os símbolos da programação também são. É a língua do futuro.
E todos nós sabemos os benefícios cognitivos de aprendermos outras línguas. Entender a programação como mais uma língua facilita e dá a real importância ao seu significado.
4 — Aprender a lidar com frustrações
Quando a questão fica complexa é preciso dar um passo pra trás, separar o que está funcionando o que não está funcionando e começar de novo com um olhar mais atento. Muitas vezes apagar e reescrever tudo de novo.
As vezes a solução para o problema vem na hora, mas muitas vezes ela vem só no dia seguinte, depois de uma boa noite de sono e descanso.
Quer melhor analogia para os problemas da vida?
5— Porque ela é uma garota!
Ha mais de 20 anos eu vivo o ambiente tecnológico. Tenho muito orgulho de todos os homens brilhantes quais convivo e convivi. Mas até hoje no Brasil ví pouca coisa mudar na proporcionalidade dos gêneros.
Todos sabemos a importância da diversidade nas equipes do trabalho, mas como é difícil colocar isso em prática. Existe uma carência muito grande do gênero feminino em áreas de exatas que eu poderia explicar por que já pesquisei sobre isso, mas vou deixar para outro artigo. Por hora o que precisamos é incentivar nossas garotas a escolherem áreas de exatas.
Sugestões de apps e plataformas de aprendizado:
Aqui vale lembrar sempre checar a idade, não é uma regra, mas um direcionamento para que você alinhe expectativas.
Nesse artigo, mais de 15 plataformas e apps são comentados caso você queira testar e conhecer um a um.
Mas eu fiz minha seleção por aqui:
A plataforma do MIT é minha preferida. Ela é gratuita, e foi criada para compartilhar a própria linguagem de programação da universidade, o Scratch. Tem a versão Junior que vai de 5 a 7 anos e a maiores de 7. Essa é a mais utilizada atualmente no mundo, nesse momento que escrevo o artigo. Não é preciso que os pais sejam programadores para ensinar os filhos, mas uma breve análise talvez seja necessárias pra que você possa compreender e ensinar corretamente o conceito. Lembrando que alguns são plataformas e não Apps e você precisa usar o computador ou notebook para ter melhor experiencia de uso.
Scratch - Imagine, Program, Share
Scratch is a free programming language and online community where you can create your own interactive stories, games…scratch.mit.edu
ScratchJr - Home
With ScratchJr, young children (ages 5-7) can program their own interactive stories and games.www.scratchjr.org
Mas as duas preferidas da Isabella foram a Kodable:
Programming Lessons | Kodable Dashboard
Edit descriptiondashboard.kodable.com
E a campeã LightBot, que é bem para crianças iniciantes, simples e fácil de entender.
Ainda tem o Robot Turtles que é um jogo que ajuda a incorporar os conceitos:
Espero que gostem das sugestões e compartillhem!